SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fenasps reúne-se com presidente do INSS para avaliação do turno ininterrupto nas APSs




Nesta segunda-feira, 9 de abril, representantes da Fenasps e demais entidades representantes dos Servidores Públicos Federais participaram de uma audiência no gabinete da Presidência do INSS. O objetivo foi realizar uma avaliação do turno estendido de 12 horas nas APSs, após um mês de implantação. Pelo governo estavam presentes o presidente do INSS, Mauro Hauchild; o diretor de Recursos Humanos, José Nunes Filho; a diretora de Atendimento, Cinara Fredo; a coordenadora-geral substituta de administração de Recursos Humanos, coordenadora-geral substituta de administração de Recursos Humanos, Mônica Arcoverde; o procurador do INSS, Alessandro Stefanutto e demais membros da Diretoria do INSS.

Segundo os representantes do governo, o objetivo da reunião era apresentar o resultado desse período e estudar necessidades de ajustes onde for necessário. Nesse sentido, a diretora de Atendimento, Cinara Fredo, apresentou slides sobre a adesão ao turno ininterrupto por região do País, nos meses de março e abril de 2012. No total, 678 APSs aderiram ao turno estendido, sendo que no mês de abril houve mais 44 adesões, com maior número na regional do INSS do Sul. De acordo com os dados apresentados pelo governo, 20 mil servidores estão contemplados no turno estendido. De forma cautelosa, por tratar-se de um período curto para avaliação, foi destacado pelos representantes da Diretoria do INSS que houve um aumento do tempo de espera no período da troca de turno, entre outros problemas pontuais no horário do registro do Sisref.

Os representantes do governo afirmaram que já estariam sendo tomadas providências para ajustes necessários, mas que ainda é cedo para falar em uma resolução definitiva. Os representantes da Fenasps apontaram a importância da reunião, mas destacaram que o tempo é curto para uma avaliação mais aprofundada, pois seria necessário mais detalhamento dos dados apresentados por regionais. O governo ficou de repassar estes dados à Federação. A Fenasps afirmou ainda que além da apresentação de números, é necessária a rediscussão de alguns pontos para que o atendimento das demandas dos trabalhadores, o que resultaria também em benefícios para a Instituição. Os pontos colocados que ainda precisam estar na pauta das reuniões e negociações:
1) A situação da lotação ideal;
2) A extensão do turno estendido para os servidores das SSTs e Reabilitação Profissional;
3) A ampliação do turno de 6 horas para todas as APSs não contempladas e todos os servidores da Carreira do Seguro Social;
4) Dar continuidade à discussão do ritmo de trabalho, de melhoria de funcionamento dos sistemas e das condições de trabalho;
5) Dar celeridade aos pedidos de reversão das opções de 40 horas para 30 horas; e
6) Necessidade da implantação do turno de 6 horas para todos os servidores, pois será importante para minimizar a carga de estresse dos servidores e certamente com as condições de trabalho ideais sairão ganhando o Instituto e a população.

A Federação também solicitou a retomada do Grupo de Trabalho (GT) da Carreira do Seguro Social, a discussão da valorização dos servidores no Plano de Carreira, levando em conta os aspectos já debatidos no GT do ano passado como: incorporação da Gdass, valorização do vencimento e criação de incentivos na Carreira que contemple todos os servidores.

Os representantes da Fenasps reivindicaram ainda uma mediação do Presidente do INSS na situação da Geap e destacaram o caos anunciado com os aumentos exorbitantes da contribuição, sendo que muitos servidores não poderão pagar, sem contar com a falta de contrapartida no atendimento.

O presidente do INSS expressou preocupações com a situação da Geap e disse que na próxima semana deve ser dada a continuidade da discussão para que ele possa opinar melhor sobre o assunto. Ele apresentou um levantamento dos funcionários que irão se aposentar superior ao número dos servidores que ingressaram com o último concurso e disse que será realizada uma exposição de motivos para o Ministério do Planejamento com o objetivo de que sejam chamados todos os aprovados. O presidente do INSS anunciou ainda que está sendo criado um sistema para, de forma estatística, registrar possíveis violências aos servidores, dando ênfase a ameaças, ofensas e agressão efetiva. O objetivo é realizar um levantamento destas situações na Instituição. Por último, os representantes da Direção do INSS comprometeram-se a continuar o processo de discussão com as entidades representativas dos servidores sobre os temas abordados na audiência.

Fonte: Sindprevs/SC com informações da Fenasps

Nenhum comentário:

Postar um comentário