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quinta-feira, 21 de junho de 2012

Professor do EVP comenta prova de Administração Estratégia CGU 2012


O prof. Carlos Xavier do EVP comentou  à prova de Administração Estratégica - CGU - 2012.

veja o comentário abaixo

20/06/2012

Pessoal,

Resolvi disponibilizar aqui os comentários à prova de Administração Estratégica da CGU - 2012.

Ainda estamos no prazo de recursos, então esse material pode servir de base para os alunos que estejam precisando!

Quanto às questões da prova, vislumbro a possibilidade de recurso solicitando a anulação da questão número 1 de Administração Estratégica. Não vejo espaço para recursos sobre as demais questões, as quais apresento comentadas a seguir.

Um abraço!



www.facebook.com/professorcarlosxavier

Resolvi disponibilizar aqui os comentários à prova de Administração Estratégica da CGU - 2012.

Ainda estamos no prazo de recursos, então esse material pode servir de base para os alunos que estejam precisando!

Quanto às questões da prova, vislumbro a possibilidade de recurso solicitando a anulação da questão número 1 de Administração Estratégica. Não vejo espaço para recursos sobre as demais questões, as quais apresento comentadas a seguir.

Um abraço!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

1 - Acerca dos conceitos de gestão estratégica e planejamento estratégico, é correto afirmar que 
a) o conceito de gestão estratégica é mais amplo que o de planejamento estratégico.
b) problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal do planejamento estratégico.
c) o conceito de planejamento estratégico é mais amplo que o de gestão estratégica.
d) problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal da gestão estratégica.
e) ambos os conceitos se equivalem, podendo ser tidos como sinônimos.

GABARITO: A. RECURSO POSSÍVEL.

Pessoal,

A banca considerou em seu gabarito preliminar a resposta correta como sendo a alternativa A. Alguns argumentos para essa consideração são:

O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. 

Já a gestão estratégica pode ser entendida como a união do plano estratégico e de sua implementação em um só processo, visando assegurar as mudanças organizacionais necessárias para essa implementação e a participação dos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo decisório. Em outras palavras, gestão estratégica é o conjunto de atividades, intencionais e planejadas, estratégicas, contínuas, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo, dando à organização um direcionamento de longo prazo.

Assim, a gestão estratégica pode ser considerada um conceito mais amplo do que o planejamento estratégico.

Apesar disso, cabe recurso pedindo anulação da questão, uma vez que há importantes divergências entre os autores dessa disciplina, que misturam os conceitos em algumas ocasiões. Segundo a visão de Matias-Pereira (2012, p. 123) o planejamento se dá nas seguintes etapas:

? Diagnóstico - onde se busca o conhecimento da realidade atual;

? Política - etapa com a função de definir os objetivos;

? Estratégia - é quando se devem indicar as opções dos rumos a seguir para alcançar os objetivos;

? Planos - têm como propósito viabilizar os objetivos e estratégias;

? Execução - esforço orientado para a implementação das ações programadas;

? Controle - visa permitir acompanhar a execução e avaliar os resultados alcançados, para que possam ser comparados com os objetivos anteriormente definidos.

Como se vê, esse autor posiciona ?execução? e ?controle?, atividades típicas da gestão estratégica, no planejamento estratégico. Assim, seria possível considerar que o planejamento estratégico é mais amplo que a gestão estratégica, de modo que a alternativa C poderia ser considerada correta, sob este ponto de vista.

Além disso, De Oliveira (2012, p. 42), considera que ?planejamento estratégico? inclui a elaboração e a implementação do planejamento. Para este autor, as fases básicas são:

? Diagnóstico estratégico;
? Missão da empresa;
? Instrumentos prescritivos e quantitativos;
? Controle e avaliação.

Na figura 2.1 apresentada pelo autor (DE OLIVEIRA, 2012, p.42) ele mistura os conceitos ao informar que as etapas são do ?planejamento estratégico?.

Percebe-se, deste modo, que apesar de ser possível considerar que o conceito de gestão estratégica é mais amplo do que o de planejamento estratégico, trata-se de um tema não pacificado entre os principais autores da disciplina de Administração, motivo pelo qual os candidatos podem solicitar anulação da questão à Banca.

Referências:

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Gestão Estratégica na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2012.

DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 30ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012.

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2. Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
a) Escola do Design.
b) Escola Empreendedora.
c) Escola Ambiental.
d) Escola da Configuração.
e) Escola do Planejamento.

GABARITO: D. Comentário:

O gabarito está correto. A alternativa D é a única correta. Vamos ver em poucas palavras cada uma das escolas solicitadas pela questão:

A escola do Design, uma das escolas prescritivas do pensamento estratégico, vê a formulação de estratégica como um processo de design informal e simples, essencialmente de concepção. Nos anos 60 esta escola apresentou a estrutura básica sobre a qual as outras escolas prescritivas foram construídas.

Para os importantes autores do pensamento estratégico que se incluem na corrente da Escola Empreendedora, a estratégia está profundamente associada com o empreendedorismo. Para esta escola, de natureza descritiva, o processo de estratégia seria a criação da visão pelo grande líder. É uma das escolas descritivas do pensamento estratégico.

Os pesquisadores classificados como da Escola Ambiental, de natureza descritiva, acreditam que a formulação de estratégias é um processo no qual a organização reage às pressões impostas pelo ambiente externo.

A Escola de configuração busca a integração, agrupando vários elementos das outras escolas de estratégia em estágios ou episódios distintos na vida da organização. Ela possui o foco sobre as transformações estratégicas vividas pela organização, processo também chamado de mudanças estratégicas.

A Escola do Planejamento, das escolas prescritivas, foi desenvolvida nos anos 1960 ao mesmo tempo que a Escola do Design, e teve o seu auge em publicações e práticas organizacionais consolidadas nos anos 1970. Para ela, a formulação de estratégias é um processo de formal, separado e sistemático de planejamento.

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3. Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o ?controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais?. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):
a) Meta.
b) Negócio.
c) Visão de futuro.
d) Objetivo.
e) Missão.

GABARITO: B. Comentário:

Alternativa B é a única correta. Vamos ver cada um dos conceitos:

? Metas são desdobramentos dos objetivos. 

? Negócio é o que a organização faz. É a resposta.

? Visão de futuro é onde a organização quer chegar no longo prazo. 

? Objetivos são resultados fixados para que a organização possa atingir em um determinado prazo, geralmente anual. 

? Missão é a razão de existir da organização na sociedade. Muita gente pode ter confundido com essa aqui, mas não seria o caso.

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4. Como ensina a Análise SWOT, nos casos em que, da combinação entre ambientes e variáveis resultar a predominância simultânea de pontos fortes e de ameaças, espera-se que a organização se decida pela(o):
a) Sobrevivência.
b) Desenvolvimento.
c) Manutenção.
d) Crescimento.
e) Confrontação

GABARITO: C. Comentário:

Essa questão foi uma inovação da ESAF. Trata-se de uma questão cujo conhecimento dependia de conhecer e ter decorada a matriz de interrelações entre os ambientes da matriz SWOT, o que não tem tradição em concursos. Deve-se ficar atento a isso daqui para frente! Estou tendo dificuldades em colocar a imagem aqui no site, então localizei um link com uma imagem da matriz na internet. Clique aqui para ver..

Percebe-se, assim, que o gabarito da questão é a alternativa C.

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5. Considerado uma importante ferramenta de gestão estratégica, o Balanced Scorecard busca a maximização dos resultados com base nas seguintes perspectivas, exceto:
a) Concorrência e tecnologia.
b) Financeira.
c) Clientes.
d) Processos internos.
e) Aprendizado e crescimento.

GABARITO: A. Comentário:
Trata-se de uma questão que exigia apenas que o candidato soubesse que as 4 perspectivas do BSC são: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

Concorrência e tecnologia não constituem uma perspectiva, sendo a exceção buscada na questão.

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6. Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afigura-se tarefa pouco sustentável uma vez que
a) é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos públicos.
b) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.
c) os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser diferenciados.
d) a administração pública carece de uma contabilidade de custos efetiva.
e) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

GABARITO: D. Comentário:

Trata-se de aplicar o conhecimento de administração estratégica ao setor público. Vamos ver os erros e acertos em cada uma das alternativas:

Alternativa A: está errada uma vez que é possível a concorrência entre órgãos públicos (lato sensu) na prestação de um serviço à população, como no caso de educação superior, por exemplo, onde diferentes universidades públicas ensinam o mesmo curso e ainda existe a oferta de bolsas públicas para alunos em universidades particulares.

Alternativa B: errada. As estratégias competitivas podem ser utilizadas por toda a administração pública, não havendo essa restrição.

Alternativa C: Os serviços públicos podem ser diferenciados, como de fato são, respeitados os critérios legais. Um exemplo são as bolsas PROUNI, diferenciadas em função da renda do cidadão que a pleiteia.

Alternativa D: Está certa. A administração de custos no setor público brasileiro ainda não é efetiva e sua ausência gera maior dificuldade de gerenciar as estratégias competitivas, sendo um fator complicador de sua utilização. É a resposta à questão.

Alternativa E: Está errada. A aplicabilidade não possui essa restrição e isso não se relaciona como dificuldade para o uso de estratégias competitivas.

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7. Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afirmar que
a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
b) o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva financeira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.

GABARITO: D. Comentário:

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
Alternativa errada. A gestão estratégica e o planejamento estratégico não deve ser dispensável para nenhum tipo de instituição pública simplesmente porque ela possui um papel claramente especificado por dispositivo legal.

b) o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
Errado. Na verdade algumas perspectivas necessitam de adaptação, como clientes e financeira, que poder virar, respectivamente, cidadãos e custos.

c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
Errado. O planejamento e a gestão estratégica podem ser utilizados tanto na administração direta quanto na indireta.

d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva financeira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
Errado. Apesar do lucro não ser o objetivo final, o custo deve ser considerado dentro da perspectiva financeira adaptada ao setor público.

e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.
Certo. O foco do BSC na gestão pública estará sobre os serviços prestados ao cidadão-cliente da Administração Pública.

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8. De acordo com o Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem ser especificados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte componente básico de um indicador:
a) Medida.
b) Fórmula.
c) Índice.
d) Padrão de comparação.
e) Meta.

GABARITO: A. Comentário:

Trata-se da simples aplicação do conceito previsto no Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão. 
Segundo ele:

? Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;

? Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;

? Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;

? Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento; e

? Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

Assim, não há dúvidas de que o gabarito correto é a alternativa A.

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9. Ao realizar uma abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas atuais, propostas de soluções e desafios para o futuro. Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa
a) o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito administrativo.
b) a redução da profunda desconfiança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.
c) o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fiscalizatório voltado a resultados.
d) a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
e) a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

GABARITO: B. Comentário:

Os desafios que interessam à SAE por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública são os seguintes:

? Ampliar a compreensão sobre a atuação dos órgãos de controle para evitar excessiva judicialização.

? Desenvolver mecanismos de superação da cultura de desconfiança (?criminalização? da atividade empresarial e do terceiro setor) junto aos órgãos de controle.

? Criar mecanismos de colaboração com o setor produtivo, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a sociedade civil, para que práticas obsoletas, ineficientes e caras sejam evitadas.

? Assegurar que o enfrentamento dos problemas de controle seja feito a partir de uma perspectiva construtiva e baseada no diálogo, em parcerias com diversos segmentos comprometidos com soluções para o problema.

? Descriminalização do terceiro setor e da atividade empresarial, em especial na esfera dos órgãos de controle, onde há um clima de profunda desconfiança em relação ao mundo empresarial e aos movimentos sociais, ao mesmo tempo em que se consolida uma autopercepção benigna da burocracia. É fundamental que seja feito trabalho de aproximação institucional desses órgãos com a realidade do país, sob pena de sua própria institucionalidade ser colocada em risco pelo sistema político, em decorrência da fadiga que hoje se instala em relação à sua atuação.

Mesmo que não conhecesse a Agenda, por dedução lógica, seria possível encontrar a resposta, desde que o candidato estivesse com a cabeça fria.

Assim, percebe-se que a resposta correta está na alternativa B.

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10.Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ? IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor público, exceto:
a) Equidade.
b) Responsabilidade Corporativa.
c) Legalidade e Legitimidade.
d) Transparência.
e) Prestação de Contas (accountability).

GABARITO: C. Comentário:

Trata-se de uma questão de uma fonte incomum para a ESAF. Para responder essa questão o candidato precisaria saber que para o IBGC os princípios e práticas da boa governança corporativa se aplicam a qualquer tipo de organização, independentemente do porte, natureza jurídica ou tipo de controle, assim, sendo aplicável às organizações do setor público.

Além disso, necessitaria saber que são 4 os princípios da governança corporativa para o IBGC:

? Equidade
? Responsabilidade corporativa
? Transparência
? Prestação de contas (accountability) 

Assim, ?legalidade? e ?legitimidade? sequer fazem parte do rol de princípios da boa governança corporativa segundo o IBGC, o que torna a alternativa C errada, sendo a resposta à questão.


Fonte: Eu vou passar

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