SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Planejamento de Estudos I, pelo prof. Gabriel Pacheco


14/08/2012

Olá concurseiros de plantão,
Vou reiniciar hoje a publicação dos artigos sobre planejamento de estudos com algumas alterações e também com algumas evoluções sobre o assunto, afinal de contas o primeiro havia sido publicado há mais de um ano atrás, exatamente no dia do meu aniversário de 32 anos e de lá para cá muita coisa mudou na minha vida profissional como professor e também como concurseiro (ou concursando se preferirem).
Este primeiro artigo marcar o passo inicial então de uma série de artigos republicados e atualizados e claro, de outros novíssimos em folha, vamos então ao que interessa?
Vou começar com 3 perguntas e gostaria que os senhores parassem e pensassem para respondê-las:
1. Para qual área de concurso você está estudando?
2. Qual a matéria que caiu no último edital?
3. Quanto ainda falta de matéria (em percentual) para finalizar os assuntos do edital?
Se você sentiu dificuldades para responder qualquer uma das perguntas acima eu posso até estar enganado, mas você está iniciando seus estudos para concurso ou então está feito louco estudando para todas as provas que aparecem na tua frente, comumente sendo atraído por salários bem interessantes e dignos de uma vida confortável e fazendo uma prova atrás da outra, sendo uma para analista judiciário, outra para analista legislativo, outra para auxiliar administrativo, técnico da receita federal, soldado da PM, auditor da receita, enfim pegando tudo que aparece sem foco específico do que realmente estudar ou não.
Conseguiu sentir que o exposto acima poderá te trazer alguns atrasos nos estudos, que você pode estar na verdade dando uma ré ou atrasando seriamente o teu resultado final?
Então minha proposta nesta série de artigos é falar um pouco sobre alguns pontos importantes, que venho adotando em meus estudos e em minha vida profissional como professo e gostaria de compartilhar com vocês, pois estão me trazendo ótimos benefícios nos estudo e também aos meus alunos.
Os próximos artigos tratarão dos tópicos abaixo, não obrigatoriamente na sequencia apresentada ou restritos a somente estes tópicos, mas sim de forma que lhes tragam uma carga bem interessante de conhecimento em planejamento de estudos que possa ser utilizada pelas senhores para montarem sua própria metodologia:
1. Foco nos estudos.
2. Gerenciamento de Projetos para os estudos: Iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento dos estudos (sim, isso é um projeto).
3. Ambiente confortável de estudo.
4. Horas líquidas.
5. Técnicas para aprendizado.
6. Ciclo PDCA para estudos.
7. Evolução do nível de aprendizado.
No próximo já continuamos arrancando de quinta marcha.
Abçs,
--
Lembre-se sempre, seu maior adversário é você!!!
Professor Gabriel Pacheco - PMP, CSM, MBA, MPS-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário