SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Planejamento de Estudos II - Foco nos Estudos, pelo Prof. Gabriel Pacheco


20/08/2012

Olá concurseiros de Plantão!!!

Vamos dar continuidade à nossa série de artigos sobre Planejamento de Estudos e gostaria realmente de agradecer a todos os e-mails que venho recebendo sobre o assunto e informar que o objetivo destes artigos é munir os senhores de ferramentas para que possam vocês próprios montar sua metodologia e não apresentar uma receitinha de bolo, afinal de contas já é mais que sabido que cada pessoa é diferente da outra.
Acredito que agora tenha de ajudá-los então a responder à primeira pergunta daquelas três feitas no primeiro artigo e que realmente deixou muito gente com um ?carrapato? atrás da orelha, (foi nem uma pulga :-)):
  1. Para qual área de concurso você está estudando?
  2. Qual a matéria que caiu no último edital?
  3. Quanto ainda falta de matéria (em percentual) para finalizar os assuntos do edital?
Bem, isso nos ajuda a trabalhar uma das áreas que me propus a comentar, o ?Foco nos Estudos?. (Se não sabem do que estou falando, leiam o primeiro artigo da série).
Algumas pessoas podem imaginar que o Foco diz respeito somente à sua pré-condição de estudo e à capacidade de permanecer estudando para um concurso pelo período de 1 ano ou 2 e lhes digo, isso faz parte do Foco, mas não é somente isso.
Para que tenhamos Foco em algo, este algo deve estar definido, ou seja, precisamos ter escopo e metas específicas a serem alcançadas e em um desenrolar estratégico de raciocínio, que será oferecido inicialmente pela definição da área de concurso para a qual você está estudando e se alguém aqui começou a pensar em um projeto, continue, pois é da mesma forma que encaro meus estudos atualmente para concursos públicos (tenho objetivo, escopo, cronograma e até mesmo o quanto pretendo gastar por mês).
Concordo que no inicio dos estudos é difícil para alguns decidir para qual área irá prestar seu concurso, mas com o decorrer do tempo e da experiência isto deve se tornar uma grande preocupação para os senhores, afinal de contas quem aqui conseguiria estudar cerca de 60 disciplinas diferentes (sim, isto é real, é aproximadamente a quantidade de disciplinas que podem ser cobradas em concursos públicos, desde as gerais até as específicas)? Acredito que ninguém, então segue abaixo algumas dicas de como se decidir para qual área seria melhor você trabalhar, e como venho dizendo, só estou repassando para os senhores o que eu fiz e que deu certo pra mim, não estou lhes passando nenhuma receitinha de bolo, então utilizem da melhor forma que quiserem em uma mesma linha de um self-service de coisas que deram certo e ainda dão certo para alguém.
  1. Comece a notar quais as matérias você tem maior afinidade, observe bem se no teu nível médio você conseguia tirar notas altas em física, matemática e estatística, era ou ainda é um aluno mais ou menos bom em biologia e um péssimo aluno em história e geografia, pois pode ter certeza que atualmente teu cérebro responde melhor às matérias que estejam interligadas às quais você se dava ou ainda se dá muito bem no ensino médio e ainda tem dificuldade para trabalhar com as outras, isso é normal acontecer, eu mesmo era muito bom em exatas e estranhamente apaixonado por história, não atoa me formei em Ciências da Computação e detono nas provas de Direito e em questões da área de Gestão, Governança e Planejamento nos concursos (mesmo que não sejam as mesmas matérias, reparem que o tipo de raciocínio necessário, é semelhante).
  2. Baseado no estudo anterior, observe nos dias atuais para qual área você tem afinidade real (quando falo afinidade real é real mesmo, não adianta você ser apaixonado por medicina e não conseguir ver sangue poxa).
  3. Agora vamos diferenciar uma coisa, você pode trabalhar na área de TI dentro do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário ou pode ser um Auditor do TCU, Analista da Receita Federal, observe bem que as atividades são bem diferentes e automaticamente o nível das matérias que são cobradas também, um Auditor precisa detonar em Auditoria Governamental, Administração Pública e Contabilidade, enquanto um Analista de TI dentro do Judiciário não.
  4. Tendo em mente sua área de afinidade e sua esfera governamental desejada, escolha alguns concursos relacionados a ela e verifique se pelo menos estará disposto a estudar 80% do edital proposto (menos que isso você não passa, mas lembre que dificilmente alguém chega na prova sabendo de tudo).
Pronto, agora vocês possuem um Foco, sabem em qual tipo de concurso você deseja manter seus esforços e também conseguem responder à segunda pergunta feita no meu artigo inicial  (Qual a matéria que caiu no último edital?) e por favor, não fiquem pulando entre áreas e esferas diferentes demais, vocês não vão dar conta, vai por mim, eu mesmo estudo para a área de Auditoria e para a área de Segurança Pública, especificamente para virar Auditor ou Perito Criminal e assim vou seguindo, mesmo que preste alguns concursos que não sejam para as respectivas áreas, presto sempre ou para a área de TI ou para a área de Segurança, afinal as matérias são quase as mesmas.
Falarei um pouco sobre Gerenciamento de Projetos para concursos públicos no próximo artigo, afinal agora vocês já possuem um escopo e metas a serem alcançados.

Abçs,

--
Lembre-se sempre, seu maior adversário é você!!!
Professor Gabriel Pacheco - PMP, CSM, MBA, MPS-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário