SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

FUJA DAQUELE "BRANCO" NO FINAL! ... UTI DE REDAÇÃO! (Parte 2)

Continuando sobre redação segue abaixo a segunda parte do artigo do grande Prof. Marcelo Bernardo

Olá, Pessoal!
       Espero que todos estejam bem e pelo Bem!
     Finalizando esta série da "receitazinha de bolo apelêixon colorau" (vixe! Kkk... para dar uma corzinha e evitar aquele branco na hora "H"... Kkk), para sair de vez da "UTI em Redação", aí vai aquela "forcinha básica" para TERMINAR a redação dissertativa.  
     Como você sabe, a conclusão fecha a sequência de ideias e opiniões, confirmando a tese prenunciada na introdução e defendida no desenvolvimento (corpo do texto), apresentando uma proposta de intervenção para a solução do problema discutido ouenfatizando (com outra formulação linguística) a tese proposta na introdução.
        Vamos lá!
 UTI - CONCLUSÃO
 ESQUEMA 1 
[ Enfim, ... (Diante de..., Em face de...), quando [ÁREA DO TEMA - o cenário político / econômico / social / tecnológico...; o clima da saúde pública; a mentalidade ... ética / solidária / científica...] tiver se tornado (se configurado / se mostrar mais / evidenciar-se como...) OU (deixar de ser...) mais (mais bem / menos...) (ADJETIVO 1), (ADJETIVO 2) E (ADJETIVO 3), o fim (a extinção / a conquista / a superação de / a luta contra ou a favor / o triunfo sobre...) [TEMA CENTRAL] será lembrado (visto / considerado / terá sido....) como mais um passo (uma vitória / um grande êxito...), rumo a (FECHAMENTO - mundo melhor, sociedade mais justa / a um futuro promissor / novas conquistas....).   
ESQUEMA 2 
[ Enfim, ... (Diante de..., Em face de...) faz-se necessário(a) [ mister... é importante / preciso...] [ SOLUÇÃO 1 / PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 1/ POSICIONAMENTO 1]Ademais, ... [Além isso,... ] [SOLUÇÃO 2 / PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 2 /  POSICIONAMENTO 2].
Exemplo básico com 1 período - Posicionamento final simplificado
     Enfim, quando a "atmosfera" social brasileira tiver se tornado mais harmônica, limpa e racional, o fim da violência urbana será lembrado como mais um passo nessa modesta peregrinação, rumo a um mundo melhor.
Exemplo básico com mais de 1 período - Abordagem mais propositiva
     É possível obliterar a criminalidade! Para isso, faz-se mister um maior investimento governamental no ensino profissionalizante de alto nível, ampliando a empregabilidade do cidadão. Ademais, programas efetivos e consistentes de erradicação da pobreza no Brasil - para além do "Fome Zero" - minimizariam e muito as desigualdades. Assim, fica claro: mais oportunidades, mais qualidade de vida, menos violência!
É isso aí, pessoal! Agora é só praticar e criar o seu próprio estilo!
Um forte abraço a todos e ótimos estudos!
 Prof. Marcelo Bernardo
Prof. Jamesson Marcelino
marcelobernardo@euvoupassar.com.br
duvidas@marcelobernardo.com.br
facebook.com/profmarcelobernardo.mb

Fonte:EUVOUPASSAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário