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sábado, 30 de junho de 2012

PORTARIA AUTORIZA NOMEAÇÃO DE MAIS NOVE APROVADOS PARA A FUNDACENTRO


Brasília, 29/6/2012 – O Ministério do Planejamento autorizou hoje, por meio de Portaria publicada no Diário Oficial, a nomeação adicional de nove candidatos aprovados em concurso público, para os cargos das carreiras de ciência e tecnologia do quadro de pessoal da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – Fundacentro.
De acordo com a Portaria nº 288, os candidatos foram aprovados em concurso autorizado em dezembro de 2009, pela Portaria nº 506.  O provimento dos cargos ocorrerá a partir de junho.
Serão nomeados três candidados aprovados para o cargos de Tecnologistas; três candidatos para Analista em Ciência e Tecnologia, com exigência de nível superior; e 3 cargos de nível intermediário para Assistente em Ciência e Tecnologia.
Cabe ao próprio órgão a verificação das condições para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público.

fonte:MPLOG

PLANEJAMENTO AUTORIZA NOMEAÇÃO ADICIONAL DE 69 APROVADOS NA SUSEP

 Brasília, 28/6/2012 – Portaria assinada pela ministra Miriam Belchior autoriza a nomeação adicional de 69 candidatos aprovados em concurso público, para o cargo de analista técnico da Superintendência de Seguros Privados – Susep.
Segundo a Portaria nº 284, os candidatos foram aprovados em concurso autorizado em outubro de 2009, pela Portaria nº 357.  O provimento dos cargos ocorrerá a partir de junho.
As nomeações adicionais são baseadas no artigo 11 do Decreto 6.944/2009. Esse dispositivo permite que, durante o período de validade do concurso, sejam feitas nomeações adicionais em até 50% do quantitativo original de vagas.
Cabe ao próprio órgão a verificação das condições para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público.

fonte: MPLOG

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Inscrições para concurso público da Anatel serão abertas em 9 de julho



ANATEL abre 46 vagas para Analista Administrativo e Técnico Administrativo

27 de Junho de 2012

As inscrições para o quarto concurso público da Anatel para provimento de 46 vagas em cargos de nível superior e médio estarão abertas a partir de 9 de julho de 2012, na página do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
São oferecidas 42 vagas para o cargo de Técnico Administrativo (nível médio) e quatro para Analista Administrativo (nível superior). As inscrições - com taxa de R$ 84 para os cargos de nível superior e R$ 45 para os de nível médio - poderão ser feitas até 30 de julho de 2012. As provas serão realizadas no dia 16 de setembro.
As vagas para o cargo de analista administrativo são para Brasília, enquanto as vagas o cargo de técnico administrativo estão distribuídas entre a Sede, em Brasília, e os escritórios da Anatel nos estados. O edital está disponível na página do Cespe na internet.

FONTE:ANATEL

terça-feira, 26 de junho de 2012

Filas do INSS: explosão da demanda ou implosão dos quadros?


Autor: 
 
            A imprensa vem há anos noticiando que as filas de atendimento no INSS estão crescendo e na região Sul a espera já atingiu proporções de catástrofe social.

            No última quarta-feira a cúpula do INSS mostrou em reunião os números do caos:
 Os gráficos mostram que, se em Janeiro de 2011 a espera por perícia na região Sul era “apenas” 50% maior que no resto do Brasil, em 2012 o tempo de espera já é mais do que dobro da segunda pior região neste indicador.
            Se foi simples detectar os locais onde o problema é mais grave, descobrir as causas deste fenômeno é mais difícil, porque se faz necessário confrontar o discurso dos dirigentes do INSS com os dados estatísticos.
            Ainda na mesma apresentação do gráfico acima, os gestores informaram as causas do caos:

PONTOS IMPACTANTES:
-           Aumento da demanda;
-           Ampliação da população com cobertura previdenciária;
-           Redução do efetivo de pessoal;
-           Envelhecimento do quadro de pessoal;
-           Insatisfação dos aposentáveis pelo impacto da gratificação (70% da remuneração);
-           Redução de limite de diárias e passagens.

Nós vamos confrontar cada um destes “pontos impactantes” com o que realmente aconteceu no INSS de 2009 a 2012, usando o “INSS em Números” publicação estatística que a partir de Junho/2009 condensa os indicadores de rede, atendimento e gastos.

Aumento da demanda
 Alega a Direção do INSS que as filas ocorrem porque houve aumento da demanda.
As quatro figuras a seguir são a evolução mensal dos benefícios requeridos desde 2009:
 Evolução mensal dos requerimentos em 2009
  
 Evolução mensal dos requerimentos em 2010
 

Evolução mensal dos requerimentos em 2011
Evolução mensal dos requerimentos em 2012
 
  A evolução temporal da demanda mostra que não houve crescimento linear na demanda entre 2009 e 2012. As filas enormes no INSS não podem ser explicadas por uma suposta explosão nos requerimentos de benefícios.
Conclusão: NÃO HOUVE AUMENTO DE DEMANDA. Os dirigentes do INSS jogam a culpa da fila na população alegando uma suposta explosão da demanda que não existe.


Ampliação da população com cobertura previdenciária
 O Gráfico a seguir mostra a evolução linear do número de benefícios emitidos pelo INSS ao longo de 2010 e 2011:
 
 O Gráfico mostra que a quantidade de benefícios emitidos aumenta linearmente a uma taxa de 3,5% ao ano. Antes que os profetas do apocalipse prevejam a quebra da previdência brasileira é importante destacar que a base de contribuintes individuais, facultativos, domésticos e empreendedores individuais era de 6.088.665 indivíduos em dez/2010 e em dez/2011 passou para 6.612.204, um percentual quase três vezes maior que o do número de benefícios mantidos. Aparentemente o aumento da formalização ainda é mais rápido que o aumento da cobertura previdenciária.
Novamente a cúpula do INSS tenta jogar a culpa da fila na população, mesmo sabendo há anos que a quantidade de beenfícios em manutenção cresce inexoravelmente e é dever do Governo garantir que a máquina pública possa administrar esse crescimento, prevendo ampliação proporcional dos servidores públcios que executam esta tarefa
Conclusão: há um aumento linear e constante da cobertura previdenciária, a taxas de 3,5% ao ano.

Redução do efetivo de pessoal
Em dezembro de 2008, último ano em que os Peritos Médicos Previdenciários tiveram aumento salarial, existiam na ativa 5362 peritos.
Em 2012 restam 4590 peritos, supervisores e médicos. O corpo pericial que prestava serviços à população diminuiu 15%.
Conclusão: Houve redução do efetivo, porque o governo não tornou a carreira atrativa para atrair novos nem segurar os antigos e ainda não repôs com concursos os que pediram exoneração ou se aposentaram. Ao culpar a redução do efetivo de pessoal o INSS joga no MPOG a culpa pelas filas.

Envelhecimento do quadro de pessoal
 Para esclarecer esta afirmação recorremos ao boletim estatístico de pessoal do MPOG, comparando a situação em dez/2008 e abril de 2012.
Evitando cair no politicamente incorreto “envelhecimento”, vou dividir os peritos em três faixas etárias: os acima de 60 anos- próximos da aposentadoria; os entre 50 e 60, experientes; e os que têm menos de 50 anos, e supostamente mais energia.
Em 2008 14,1% dos peritos tinha mais de 60 anos. Em 2012, 13,4%.
Em 2008 33,1% dos peritos tinha entre 50 e 60 anos. Em 2012 26,9%.
Assim, em 2008 apenas 52,8% dos peritos tinha menos de 50 anos, em 2012 59,7% dos peritos tem menos de 50 anos.
ConclusãoO quadro pericial do INSS não envelheceu.  Ao contrário, os que ficaram são mais jovens.

Insatisfação dos aposentáveis pelo impacto da gratificação
 É estarrecedor que dirigentes da maior autarquia federal e uma das maiores seguradoras do mundo coloquem por escrito num relatório de avaliação de um plano emergencial um absurdo desses.
Como vimos nos números acima, mesmo perdendo 50% da gratificação e 25% da remuneração, os peritos que puderam se aposentar se aposentaram, e ao longo dos últimos quatro anos o percentual de peritos com mais de 60 anos ainda na ativa permaneceu estacionário. Os aposentáveis da carreira de Perito Médico Previdenciário se aposentaram, não ficaram na ativa “insatisfeitos”. A estratégia governamental de remunerar por gratificação para prender os servidores na ativa não apenas não conseguiu evitar as aposentadorias, como tornou a carreira menos atraente e o festival de exonerações a pedido desde 2009 apenas comprova a necessidade de se repensar a forma de remunerar os Peritos Médicos.

Redução de limite de diárias e passagens
 Em 2010 o INSS gastou 392 milhões com a folha de pagamento dos ativos, 12,5% dos quais são peritos. E gastou mais 79 milhões de reais em diárias, dinheiro suficiente para cobrir a contratação do DOBRO DO EFETIVO PERICIAL!
Em 2011 os gastos com diárias foram cortados para 44 milhões de reais, diante de uma folha de pagamento dos ativos de 311milhões de reais. Uma queda brutal de gastos com diárias, mas que teria sido mais bem empregado na reposição dos 750 peritos perdidos em relação a 2008.
 Ao usar o corte no gasto com diárias como desculpa para o caos, o INSS assume que o caos era tal que as diárias eram usadas para compensar a falta de recursos humanos. Mas os gastos com diárias eram (e voltarão a ser com o plano emergencial) MAIORES DO QUE A FOLHA DE PAGAMENTO DOS PERITOS!
 Encerramos com mais um gráfico extraído do “plano emergencial do INSS”:
 
 A linha azul, benefícios requeridos, encontra-se estável, e como vimos está estável desde 2009.
As linhas roxa e verde, de benefícios indeferidos e concedidos também se encontra estável na série temporal, o que significa que mesmo como quadro pericial tendo encolhido 15% os peritos tem conseguido manter o mesmo nível de produtividade.
 É a linha vermelha, de benefícios represados, que mostra crescimento contínuo e linear. O represamento é a fila. E a fila não existe porque “a demanda aumentou” ou porque “os peritos envelheceram”. A fila existe porque a capacidade de atendimento é menor do que a demanda, e isso desde 2008. Sem uma política governamental que valorize os peritos e torne a carreira atrativa nenhum plano emergencial irá tirar a sociedade brasileira do caos das filas do INSS. Ao pagar diárias de deslocamento o INSS retira um servidor do atendimento de uma cidade para outra, e no contexto de falta de pessoal vivenciamos a situação de descobrir os pés ao tentar cobrir a cabeça. E isso a um custo maior do que a folha de pagamento dos peritos já concursados que estão aguardando nomeação.
 Nos próximos posts detalharemos a situação na região Sul, onde estão as piores filas do Brasil e exporemos o que o Governo deveria estar fazendo para resolver as filas do INSS.

Edital do concurso público do TRT da 10ª Região ainda em ajuste


25/06/2012


O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região informa que o edital do concurso previsto para este órgão está sendo finalizado junto ao CESPE. O adiamento se deu em razão de ajustes necessários.
Segundo a Comissão do Concurso, a previsão é que o edital seja lançado ainda nesta semana, quando será divulgado também um novo cronograma para o concurso.

Sancionada lei que cria mais de 77 mil cargos em instituições federais


Terça-feira, 26 de junho de 2012 - 13:26r
A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei nº 12.677/2012, publicada nesta terça-feira, 26, que cria 77.178 cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas para as instituições federais de ensino — universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Instituto Benjamin Constant, escolas técnicas e colégios de aplicação vinculados a universidades federais, centros federais de educação tecnológica e o Colégio Pedro II, que passa a compor a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação. 

A criação dos cargos faz parte de política adotada pelo governo federal, que desde 2003 tem investido firmemente na expansão e reestruturação da educação superior e da profissional e tecnológica. 

A Lei nº 12.677/2012, originária de projeto aprovado pelo Senado Federal em 30 de maio último, estabelece a criação de 19.569 cargos de professor de terceiro grau e 24.306 de professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Outros 27.714 destinam-se a técnicos administrativos do plano de carreira específico, disposto na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. 

O texto também reestrutura cargos técnico-administrativos e redefine suas especificações, com o que 2.571 cargos e 2.063 funções gratificadas foram extintos. Antigos cargos de confiança passam a ser de direção e funções gratificadas. A ocupação por pessoas não pertencentes aos quadros de cada instituição federal estará limitada a 10% do total.

No artigo 7º, a lei institui a função comissionada de coordenação de curso (FCC), exclusiva a servidores que atuem na coordenação acadêmica de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação strictu sensu em instituição federal de ensino. Serão destinadas 6.878 dessas funções ao magistério superior, a partir de 1º de julho próximo, e 9.976 ao ensino básico, técnico e tecnológico, a partir de 1º de julho de 2013. Os cargos e funções previstos serão providos gradualmente até 2014.

Autonomia — O Colégio Pedro II, com a lei, ganha equiparação aos institutos federais, com natureza jurídica de autarquia, autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, como instituição pluricurricular, multicampi, especializada na oferta de educação básica e de licenciaturas. 

Expansão — A sanção da lei fortalece as políticas de expansão e democratização do acesso à educação profissionalizante e à educação superior públicas. Também atende demanda histórica dos quadros das instituições federais, pelo fortalecimento das carreiras e do corpo funcional das unidades.

As vagas anuais de ingresso na graduação passaram de 110 mil, aproximadamente, em 2003, para mais de 230 mil em 2011. O número total de matrículas em instituições federais subiu de 638 mil para mais de 1 milhão. Com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), foram criados 2.046 novos cursos.

Do total de 3.885 obras previstas, 2.417 já estão concluídas (62%) e 1.022 (26%), em execução. Aquelas paralisadas ou com contratos cancelados somam 163 (4%). As passam por processo de licitação. Até 2014, o Brasil deve contar com 63 universidades federais, que terão 321 câmpus, distribuídos em 272 municípios.

Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26, seção 1, página 2. 

Assessoria de Comunicação Social

Fonte:MEC

Professores dão dicas para a prova da Polícia Federal


Segundo o professor Paulo Lacerda, as seleções para a PF são das mais concorridas do País.

—Um dos motivos para essa procura é as recompensas materiais. O subsídio inicial é de R$ 13.368,68 para os cargos de delegado de Polícia Federal e perito criminal federal, e de R$ 7.514,33 para os cargos de agente, escrivão e papiloscopista.

Para se preparar para o concurso, Lacerda orienta que o concurseiro deve, antes de tudo, prestar atenção às características do edital, pois tais normas internas possuem peculiaridades que outros não têm. E destaca os itens mais importantes: vagas, localização de lotação, pontuação e formas de eliminação, etapas e datas, requisitos educacionais, jornada de trabalho, obrigações legais (Carteira Nacional de Habilitação - categoria “B” (agente de polícia) -, habilitação social e/ou funcional, ter aptidão física e mental, Certificado de Reservista ou de dispensa de incorporação, ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, com reconhecimento de gozo de direitos) e conhecimentos teóricos.

Assim como lembra o professor, em compensação, não há restrição no que tange à altura mínima, idade máxima, restrição a brasileiros naturalizados ou proibição de uso de tatuagens para o ingresso nos quadros do departamento da Polícia Federal.

Para a professora de Direito Processual Penal do Gran Cursos, Deusdedy Solano, a carreira policial, que antes era vista como última opção dentro da gama de serviços públicos, salvo quando a pessoa era criança e queria ser policial ou outro integrante da defesa social, passou nas últimas duas décadas a compor a ambição de alguns concurseiros, no sentido de satisfação pessoal e, na maioria das vezes, para chegar à independência financeira.

— A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal, como são as carreira de melhor remuneração dentro do quadro de Segurança Pública nacional, são as mais procuradas.

A professora recomenda ao concurseiro que tem o objetivo de ingressar em alguma carreira policial, todas hoje que exigem curso superior, deve começar a se preparar já. E se já começou prosseguir, focando nas áreas de direito constitucional, administrativo, penal e processual penal, bem como português.

— No entanto, temos que saber que a preparação deve abranger todos os pontos do edital, sem nenhuma exceção, bem como não esquecer da preparação física, eliminatória nos concursos de carreira policial.
Fonte: Grancursos
onte

domingo, 24 de junho de 2012


INSS faz novo pedido ao Ministério do Planejamento

O INSS protocolou processo no MPOG, pedindo RECOMPOSICAO DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DESTE INSTITUTO NO PERIODO DE 2012 A 2015.

 para acompanhar o andamento do processo veja aqui

sexta-feira, 22 de junho de 2012

INSS inaugura nova agência em Brasília e anuncia contratação de mais 1,7 mil servidores



21/06/2012 - 15h25
Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Hauschild, deputados federais e distritais participaram hoje (21) da inauguração de uma nova Agência de Previdência Social (APS) no Plano Piloto, zona central de Brasília. A nova APS substitui uma agência em que a prestação de serviços era feita precariamente no subsolo de um edifício.
Na última semana, peritos médicos do INSS participaram de audiência pública no Senado para pedir mais segurança, equipamentos e expansão do quadro de funcionários.
“Não pude acreditar quando soube que a agência, a poucos quilômetros da Esplanada [dos Ministérios], estava entre as dez piores gerências executivas do país. Debaixo dos 'olhos' do INSS e do Ministério da Previdência", disse Hauschild à Agência Brasil.
Segundo ele, as reformas estão sendo feitas gradativamente. "Não há como fazer a reformulação de uma só vez. Tivemos de estabelecer prioridades e, assim, fazer os investimentos para a melhoria das instalações e do atendimento. O objetivo é regularizar a situação em todo o país de acordo com o orçamento”, acrescentou.
De acordo com Hauschild, está prevista a expansão do quadro de funcionários da Previdência, com a contratação de 1,4 mil técnicos, 250 peritos e 100 assistentes sociais até o fim deste ano. Os funcionários serão os aprovados no concurso público, realizado pelo ministério no ano passado. Não há previsão de novo processo seletivo.
O ministro Garibaldi Alves Filho disse que o novo desafio para a Previdência e o INSS são as “filas virtuais”, em referência ao marcação de serviços pela central de atendimento (número 135). Feito o agendamento, os segurados são atendidos aproximadamente 20 dias depois. Segundo ele, esse atendimento deve ser feito o mais rápido possível.
No Brasil, o INSS tem 1.209 APSs para atender a cerca de 44 milhões de segurados. As agências fazem inscrições de contribuintes, recolhimento, manutenção e revisões de direitos a benefícios previdenciários.
Edição: Nádia Franco

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Planejamento autoriza 110 nomeações em 6 órgãos


Atualizado em 21/06/2012 11h19

Entre cargos estão Banco Central, Susep e AGU. 
Finalidade é suprir vacâncias e desistências dos próprios concursos.







O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da portaria nº 263 publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (21), seis órgãos a nomear o total de 110 candidatos aprovados em concursos públicos, observada a ordem de classificação, com a finalidade de suprir vacâncias e desistências originadas dos próprios concursos vigentes, ocorridas a partir de 1º de março de 2011.

No Banco Central são 8 vagas de analista e 8 de ténico, na Superintendência de Seguros Privados (Susep) são 6 vagas para analista técnico, na Advocacia Geral da União (AGU) são 2 vagas para agente administrativo, 1 para administrador e 1 para contador.

Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são 11 vagas para técnico-administrativo. Na Defensoria Pública da União (DPU) são 12 vagas para agente administrativo, 1 para arquivista, 3 para economista, 10 vagas para analista técnico-administrativo, 1 para psicólogo, 3 para bibliotecário, 3 para técnico em comunicação social e 1 para assistente social.

Na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) são 8 vagas para tecnologista pleno I, 1 para analista em ciência e tecnologia júnior, 8 para Assistente em ciência e tecnologia júnior, 7 para tecnologista júnior, 11 para técnico I, 1 para técnico II, 1 para técnico III, 1 para assistente de pesquisa e 1 para pesquisador associado.

No caso do Banco Central, um candidato aprovado será nomeado para o cargo de analista no concurso público autorizado pela Portaria nº 211, de 27 de julho de 2009.

O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; e à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Os órgãos e entidades relacionados deverão publicar no Diário Oficial da União demonstrativo com a relação nominal e respectivos códigos das vagas dos candidatos que deram origem às vacâncias e desistências.
Fonte: G1



Professor do EVP comenta prova de Administração Estratégia CGU 2012


O prof. Carlos Xavier do EVP comentou  à prova de Administração Estratégica - CGU - 2012.

veja o comentário abaixo

20/06/2012

Pessoal,

Resolvi disponibilizar aqui os comentários à prova de Administração Estratégica da CGU - 2012.

Ainda estamos no prazo de recursos, então esse material pode servir de base para os alunos que estejam precisando!

Quanto às questões da prova, vislumbro a possibilidade de recurso solicitando a anulação da questão número 1 de Administração Estratégica. Não vejo espaço para recursos sobre as demais questões, as quais apresento comentadas a seguir.

Um abraço!



www.facebook.com/professorcarlosxavier

Resolvi disponibilizar aqui os comentários à prova de Administração Estratégica da CGU - 2012.

Ainda estamos no prazo de recursos, então esse material pode servir de base para os alunos que estejam precisando!

Quanto às questões da prova, vislumbro a possibilidade de recurso solicitando a anulação da questão número 1 de Administração Estratégica. Não vejo espaço para recursos sobre as demais questões, as quais apresento comentadas a seguir.

Um abraço!

Prof. Carlos Xavier
www.facebook.com/professorcarlosxavier

1 - Acerca dos conceitos de gestão estratégica e planejamento estratégico, é correto afirmar que 
a) o conceito de gestão estratégica é mais amplo que o de planejamento estratégico.
b) problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal do planejamento estratégico.
c) o conceito de planejamento estratégico é mais amplo que o de gestão estratégica.
d) problemas rotineiros e previsíveis constituem objeto principal da gestão estratégica.
e) ambos os conceitos se equivalem, podendo ser tidos como sinônimos.

GABARITO: A. RECURSO POSSÍVEL.

Pessoal,

A banca considerou em seu gabarito preliminar a resposta correta como sendo a alternativa A. Alguns argumentos para essa consideração são:

O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. 

Já a gestão estratégica pode ser entendida como a união do plano estratégico e de sua implementação em um só processo, visando assegurar as mudanças organizacionais necessárias para essa implementação e a participação dos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo decisório. Em outras palavras, gestão estratégica é o conjunto de atividades, intencionais e planejadas, estratégicas, contínuas, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capacidade interna da organização ao ambiente externo, dando à organização um direcionamento de longo prazo.

Assim, a gestão estratégica pode ser considerada um conceito mais amplo do que o planejamento estratégico.

Apesar disso, cabe recurso pedindo anulação da questão, uma vez que há importantes divergências entre os autores dessa disciplina, que misturam os conceitos em algumas ocasiões. Segundo a visão de Matias-Pereira (2012, p. 123) o planejamento se dá nas seguintes etapas:

? Diagnóstico - onde se busca o conhecimento da realidade atual;

? Política - etapa com a função de definir os objetivos;

? Estratégia - é quando se devem indicar as opções dos rumos a seguir para alcançar os objetivos;

? Planos - têm como propósito viabilizar os objetivos e estratégias;

? Execução - esforço orientado para a implementação das ações programadas;

? Controle - visa permitir acompanhar a execução e avaliar os resultados alcançados, para que possam ser comparados com os objetivos anteriormente definidos.

Como se vê, esse autor posiciona ?execução? e ?controle?, atividades típicas da gestão estratégica, no planejamento estratégico. Assim, seria possível considerar que o planejamento estratégico é mais amplo que a gestão estratégica, de modo que a alternativa C poderia ser considerada correta, sob este ponto de vista.

Além disso, De Oliveira (2012, p. 42), considera que ?planejamento estratégico? inclui a elaboração e a implementação do planejamento. Para este autor, as fases básicas são:

? Diagnóstico estratégico;
? Missão da empresa;
? Instrumentos prescritivos e quantitativos;
? Controle e avaliação.

Na figura 2.1 apresentada pelo autor (DE OLIVEIRA, 2012, p.42) ele mistura os conceitos ao informar que as etapas são do ?planejamento estratégico?.

Percebe-se, deste modo, que apesar de ser possível considerar que o conceito de gestão estratégica é mais amplo do que o de planejamento estratégico, trata-se de um tema não pacificado entre os principais autores da disciplina de Administração, motivo pelo qual os candidatos podem solicitar anulação da questão à Banca.

Referências:

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Gestão Estratégica na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 2012.

DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 30ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012.

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2. Entre as diversas Escolas do Pensamento Estratégico, uma delas possui caráter abrangente e eclético, segundo o qual, para cada período ou situação de contexto, a organização deve adotar uma determinada estrutura de formação de estratégias, em função da alternância entre estabilidade e necessidade de transformação. Trata-se da
a) Escola do Design.
b) Escola Empreendedora.
c) Escola Ambiental.
d) Escola da Configuração.
e) Escola do Planejamento.

GABARITO: D. Comentário:

O gabarito está correto. A alternativa D é a única correta. Vamos ver em poucas palavras cada uma das escolas solicitadas pela questão:

A escola do Design, uma das escolas prescritivas do pensamento estratégico, vê a formulação de estratégica como um processo de design informal e simples, essencialmente de concepção. Nos anos 60 esta escola apresentou a estrutura básica sobre a qual as outras escolas prescritivas foram construídas.

Para os importantes autores do pensamento estratégico que se incluem na corrente da Escola Empreendedora, a estratégia está profundamente associada com o empreendedorismo. Para esta escola, de natureza descritiva, o processo de estratégia seria a criação da visão pelo grande líder. É uma das escolas descritivas do pensamento estratégico.

Os pesquisadores classificados como da Escola Ambiental, de natureza descritiva, acreditam que a formulação de estratégias é um processo no qual a organização reage às pressões impostas pelo ambiente externo.

A Escola de configuração busca a integração, agrupando vários elementos das outras escolas de estratégia em estágios ou episódios distintos na vida da organização. Ela possui o foco sobre as transformações estratégicas vividas pela organização, processo também chamado de mudanças estratégicas.

A Escola do Planejamento, das escolas prescritivas, foi desenvolvida nos anos 1960 ao mesmo tempo que a Escola do Design, e teve o seu auge em publicações e práticas organizacionais consolidadas nos anos 1970. Para ela, a formulação de estratégias é um processo de formal, separado e sistemático de planejamento.

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3. Em seu sítio eletrônico, o Tribunal de Contas da União informa que sua principal atividade é o ?controle externo da administração pública e da gestão dos recursos públicos federais?. Ao assim proceder, de fato o TCU revela a sua (o seu):
a) Meta.
b) Negócio.
c) Visão de futuro.
d) Objetivo.
e) Missão.

GABARITO: B. Comentário:

Alternativa B é a única correta. Vamos ver cada um dos conceitos:

? Metas são desdobramentos dos objetivos. 

? Negócio é o que a organização faz. É a resposta.

? Visão de futuro é onde a organização quer chegar no longo prazo. 

? Objetivos são resultados fixados para que a organização possa atingir em um determinado prazo, geralmente anual. 

? Missão é a razão de existir da organização na sociedade. Muita gente pode ter confundido com essa aqui, mas não seria o caso.

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4. Como ensina a Análise SWOT, nos casos em que, da combinação entre ambientes e variáveis resultar a predominância simultânea de pontos fortes e de ameaças, espera-se que a organização se decida pela(o):
a) Sobrevivência.
b) Desenvolvimento.
c) Manutenção.
d) Crescimento.
e) Confrontação

GABARITO: C. Comentário:

Essa questão foi uma inovação da ESAF. Trata-se de uma questão cujo conhecimento dependia de conhecer e ter decorada a matriz de interrelações entre os ambientes da matriz SWOT, o que não tem tradição em concursos. Deve-se ficar atento a isso daqui para frente! Estou tendo dificuldades em colocar a imagem aqui no site, então localizei um link com uma imagem da matriz na internet. Clique aqui para ver..

Percebe-se, assim, que o gabarito da questão é a alternativa C.

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5. Considerado uma importante ferramenta de gestão estratégica, o Balanced Scorecard busca a maximização dos resultados com base nas seguintes perspectivas, exceto:
a) Concorrência e tecnologia.
b) Financeira.
c) Clientes.
d) Processos internos.
e) Aprendizado e crescimento.

GABARITO: A. Comentário:
Trata-se de uma questão que exigia apenas que o candidato soubesse que as 4 perspectivas do BSC são: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.

Concorrência e tecnologia não constituem uma perspectiva, sendo a exceção buscada na questão.

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6. Nos moldes atuais, a adoção de estratégias competitivas, pela administração pública como um todo, afigura-se tarefa pouco sustentável uma vez que
a) é impensável supor a possibilidade de concorrência entre órgãos públicos.
b) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas.
c) os serviços públicos entregues aos usuários não podem ser diferenciados.
d) a administração pública carece de uma contabilidade de custos efetiva.
e) sua aplicabilidade se restringe às empresas públicas e às sociedades de economia mista.

GABARITO: D. Comentário:

Trata-se de aplicar o conhecimento de administração estratégica ao setor público. Vamos ver os erros e acertos em cada uma das alternativas:

Alternativa A: está errada uma vez que é possível a concorrência entre órgãos públicos (lato sensu) na prestação de um serviço à população, como no caso de educação superior, por exemplo, onde diferentes universidades públicas ensinam o mesmo curso e ainda existe a oferta de bolsas públicas para alunos em universidades particulares.

Alternativa B: errada. As estratégias competitivas podem ser utilizadas por toda a administração pública, não havendo essa restrição.

Alternativa C: Os serviços públicos podem ser diferenciados, como de fato são, respeitados os critérios legais. Um exemplo são as bolsas PROUNI, diferenciadas em função da renda do cidadão que a pleiteia.

Alternativa D: Está certa. A administração de custos no setor público brasileiro ainda não é efetiva e sua ausência gera maior dificuldade de gerenciar as estratégias competitivas, sendo um fator complicador de sua utilização. É a resposta à questão.

Alternativa E: Está errada. A aplicabilidade não possui essa restrição e isso não se relaciona como dificuldade para o uso de estratégias competitivas.

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7. Acerca da aplicabilidade da Gestão Estratégica ao setor público, é correto afirmar que
a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
b) o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva financeira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.

GABARITO: D. Comentário:

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) a Gestão Estratégica é dispensável para uma instituição como a Câmara dos Deputados, já que sua missão e seu papel encontram-se inteiramente demarcados na Constituição Federal.
Alternativa errada. A gestão estratégica e o planejamento estratégico não deve ser dispensável para nenhum tipo de instituição pública simplesmente porque ela possui um papel claramente especificado por dispositivo legal.

b) o modelo tradicional de BSC é totalmente adequado aos órgãos da administração pública, sendo desnecessárias quaisquer adaptações.
Errado. Na verdade algumas perspectivas necessitam de adaptação, como clientes e financeira, que poder virar, respectivamente, cidadãos e custos.

c) o uso dos preceitos de Gestão Estratégica apenas se justifica nas entidades da administração indireta, dadas sua natureza e finalidade.
Errado. O planejamento e a gestão estratégica podem ser utilizados tanto na administração direta quanto na indireta.

d) a aplicação do BSC na administração pública dispensa preocupações com a perspectiva financeira, já que o lucro não é um de seus objetivos.
Errado. Apesar do lucro não ser o objetivo final, o custo deve ser considerado dentro da perspectiva financeira adaptada ao setor público.

e) a perspectiva cliente é ponto fundamental de Gestão Estratégica ainda que, na administração pública, o conceito de clientela seja menos desenvolvido que na iniciativa privada.
Certo. O foco do BSC na gestão pública estará sobre os serviços prestados ao cidadão-cliente da Administração Pública.

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8. De acordo com o Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão, de lavra da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, indicadores de desempenho devem ser especificados por meio de métricas estatísticas, comumente formadas por porcentagem, média, número bruto, proporção e índice. Isso posto, a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas refere-se ao seguinte componente básico de um indicador:
a) Medida.
b) Fórmula.
c) Índice.
d) Padrão de comparação.
e) Meta.

GABARITO: A. Comentário:

Trata-se da simples aplicação do conceito previsto no Guia Referencial para Medição do Desempenho da Gestão. 
Segundo ele:

? Medida: grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, resultados e consequências dos produtos, processos ou sistemas;

? Fórmula: padrão matemático que expressa à forma de realização do cálculo;

? Índice (número): valor de um indicador em determinado momento;

? Padrão de comparação: índice arbitrário e aceitável para uma avaliação comparativa de padrão de cumprimento; e

? Meta: índice (número) orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

Assim, não há dúvidas de que o gabarito correto é a alternativa A.

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9. Ao realizar uma abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas atuais, propostas de soluções e desafios para o futuro. Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa
a) o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito administrativo.
b) a redução da profunda desconfiança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.
c) o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fiscalizatório voltado a resultados.
d) a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.
e) a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

GABARITO: B. Comentário:

Os desafios que interessam à SAE por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública são os seguintes:

? Ampliar a compreensão sobre a atuação dos órgãos de controle para evitar excessiva judicialização.

? Desenvolver mecanismos de superação da cultura de desconfiança (?criminalização? da atividade empresarial e do terceiro setor) junto aos órgãos de controle.

? Criar mecanismos de colaboração com o setor produtivo, Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a sociedade civil, para que práticas obsoletas, ineficientes e caras sejam evitadas.

? Assegurar que o enfrentamento dos problemas de controle seja feito a partir de uma perspectiva construtiva e baseada no diálogo, em parcerias com diversos segmentos comprometidos com soluções para o problema.

? Descriminalização do terceiro setor e da atividade empresarial, em especial na esfera dos órgãos de controle, onde há um clima de profunda desconfiança em relação ao mundo empresarial e aos movimentos sociais, ao mesmo tempo em que se consolida uma autopercepção benigna da burocracia. É fundamental que seja feito trabalho de aproximação institucional desses órgãos com a realidade do país, sob pena de sua própria institucionalidade ser colocada em risco pelo sistema político, em decorrência da fadiga que hoje se instala em relação à sua atuação.

Mesmo que não conhecesse a Agenda, por dedução lógica, seria possível encontrar a resposta, desde que o candidato estivesse com a cabeça fria.

Assim, percebe-se que a resposta correta está na alternativa B.

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10.Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ? IBGC, governança corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. Nesse contexto, também aponta o IBGC os seguintes princípios básicos de governança corporativa, todos passíveis de aproveitamento no âmbito do setor público, exceto:
a) Equidade.
b) Responsabilidade Corporativa.
c) Legalidade e Legitimidade.
d) Transparência.
e) Prestação de Contas (accountability).

GABARITO: C. Comentário:

Trata-se de uma questão de uma fonte incomum para a ESAF. Para responder essa questão o candidato precisaria saber que para o IBGC os princípios e práticas da boa governança corporativa se aplicam a qualquer tipo de organização, independentemente do porte, natureza jurídica ou tipo de controle, assim, sendo aplicável às organizações do setor público.

Além disso, necessitaria saber que são 4 os princípios da governança corporativa para o IBGC:

? Equidade
? Responsabilidade corporativa
? Transparência
? Prestação de contas (accountability) 

Assim, ?legalidade? e ?legitimidade? sequer fazem parte do rol de princípios da boa governança corporativa segundo o IBGC, o que torna a alternativa C errada, sendo a resposta à questão.


Fonte: Eu vou passar