SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Saiba como tornar produtiva a semana anterior à prova de concurso

É mais proveitoso relembrar o que já foi estudado.
O candidato deve definir nessa semana a melhor estratégia para a prova.


Lia Salgado

Esta coluna foi motivada pela dúvida do internauta Cláudio Silva: “Gostaria de saber se na semana anterior à prova é mais produtivo revisar a parte teórica ou fazer exercício.” A uma semana da prova, não adianta entrar em pânico se ainda faltar estudar muita coisa. O que foi feito, foi feito e não será profundamente alterado em tão poucos dias. Por outro lado, tudo pode ser posto a perder caso o candidato perca o equilíbrio. Então, é mais produtivo manter a serenidade e tirar o melhor proveito possível dos dias que restam.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Revisar a teoria
A recomendação mais importante para esses dias é fazer uma revisão completa da teoria. Mas isso só será possível para o candidato que teve tempo de estudar todos os assuntos e preparar um bom material para revisões. Porque não há como revisar algo que não foi bem estudado nem há como rever em pouco tempo o conteúdo completo de uma matéria se a mesma não estiver bem condensada num material organizado para esse momento.

As fichas-resumo são preciosas nessa hora, e quem dedicou tempo de estudo para prepará-las será recompensado. As fichas devem ser elaboradas aos poucos, iniciando com as informações básicas organizadas em tópicos, quadros ou esquemas.

Conforme o candidato vai estudando, deve complementar as informações com outros detalhes e observações sobre pontos específicos em que perceba que ainda tem dificuldade. Isso resulta num material objetivo e completo, com todas as observações importantes sobre a disciplina.

Se houver algum tipo de exercício em que o candidato ainda tenha dificuldade, vale resolvê-lo apenas como revisão, para lembrar qual é o encaminhamento correto.

A semana da prova também é a hora das “decorebas”. Há detalhes que precisam ser memorizados e, se algo ainda está pendente, esse é o momento.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário