SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

sábado, 3 de agosto de 2013

Profª. Ana Paula do Eu Vou Passar comenta questões de Contabilidade Governamental

  • Ana Paula
  • Questões de contabilidade governamental.

    28/07/2013
    Oi!

    A partir desta semana, comentarei questões extraídas da prova para contador do DNIT. Concurso recém promovido pela ESAF.

    1) A respeito das Equações Contábeis integrantes dos auditores contábeis do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal ? Siafi, é correto afirmar:
      a) são cálculos destinados a identificar possíveis erros na execução do orçamento que impactam a contabilidade orçamentária.
      b) são rotinas de cálculo destinadas a identificar procedimentos ou atos ilegais registrados pelas unidades gestoras e/ou setoriais contábeis.
      c) proporcionam a execução de cálculo para a constituição de índices para análise de balanços das entidades e os indicadores de gestão.
      d) são equações executadas em tempo real para impedir que lançamentos inconsistentes sejam realizados na contabilidade das unidades gestoras.
      e) são rotinas de cálculo de saldos de contas ou grupo de contas que indicam inconsistências nos balanços antes do fechamento contábil do mês.
    2) A respeito dos conceitos, aspectos legais e movimentação da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto afirmar, exceto:
      a) a aplicação financeira na conta única é uma operação realizada por entidades que possuem autorização em lei para tal fim.
      b) a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social ? GFIP é documento hábil para movimentar a conta única.
      c) a conta única é mantida no Banco do Brasil, que é o agente responsável pela sua operacionalização.
      d) a Ordem Bancária ? OB, principal documento de movimentação da conta única, pode ser cancelada antes e depois do envio ao banco.
      e) Para que uma unidade gestora possa movimentar a conta única, é necessário que integre o Siafi na modalidade on line.
    GABARITO

    1. E
    Comentário: as equações contábeis do SIAFI representam rotinas de cálculo de saldos ou grupos de contas que indicam inconsistências nos balanços antes do fechamento contábil do mês. Obs.: o subsistema contábil é composto por módulos que concentram as funções relacionadas com as demonstrações contábeis, equações contábeis e integração de balancete. Fonte: <http://manualsiafi.tesouro.fazenda.gov.br/>. Acesso em 2.jul.2013.

    2.
     C. CF: art. 164, § 3º. 

    Questão comentada de contabilidade governamental ===> parte II.

    03/08/2013
    Boa semana a todos!
    A. Paula
    anapaula@euvoupassar.com.br
    (ESAF/DNIT) Assinale a opção falsa a respeito da conformidade de gestão, que é o mecanismo destinado a certificar os atos e fatos relacionados à gestão de uma unidade gestora executora.
      a) Quando não houver a possibilidade de indicar servidor para o registro da conformidade de gestão, sem que este seja responsável pela emissão de documentos, o registro será feito pela setorial contábil.
      b) O prazo regulamentar para o registro da conformidade é de até 3 dias a contar da data do registro da operação, podendo, no entanto, ser registrada até o fechamento do mês.
      c) Em relação aos registros gerados de forma automática, a validação será realizada pela setorial de contabilidade quando ocorrer a conformidade contábil.
      d) Ao se registrar a conformidade de gestão com restrição, deve-se indicar, por meio de código próprio, os fatos inquinados.
      e) A responsabilidade pelo registro da conformidade de gestão cabe a servidor formalmente designado pelo ordenador de despesa e deve constar do rol de responsáveis. 
      Gabarito: A. De acordo com o manual do SIAFI: 
    8.1.2 ? O conformista contábil, em observância ao princípio da segregação de função, não poderá, concomitantemente, exercer quaisquer funções conflitantes com sua atividade de realizar a conformidade contábil, tais como: autorizar, aprovar e executar registros de gestão ou ainda efetuar a conformidade de registro de gestão.
    8.1.3 ? A emissão de documentos no Siafi para a realização de ajustes e regularizações contábeis não caracteriza inobservância ao princípio da segregação de função.

    Até a próxima,

    A. Paula
    anapaula@euvoupassar.com.br

    Fonte: Eu Vou Passar

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário