SEJAM BEM VINDOS, AQUI VOCÊ ENCONTRA MUITAS INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA REALIZAR SEU SONHO DE PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Comentário da prova para o cargo de Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)

23/10/2013



O professor Henrique Santos do EVP comenta a prova de informática da PCDF.

Olá Pessoal, tudo bem?!

Saiu a gabarito preliminar para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Foi uma prova tranquila, mas que já aborda as novas versões do Windows e Office. Encontrei um problema em uma questão que pode ser trabalhado para um recurso. Vamos lá!

20 O modo de navegação anônimo, disponibilizado no navegador Google Chrome, possibilita que o usuário navegue na Internet sem que as páginas por ele visitadas sejam gravadas no histórico de navegação.

Gabarito: C

Comentário: Questão simples a navegação anônima do Chrome é um recurso similar a navegação privativa do Internet Explorer e Firefox.

21 No Windows 8, o modo de suspensão, por meio do qual é possível manter o computador em estado de baixo consumo de energia, possibilita o retorno rápido ao ponto do trabalho, sem apresentar risco de perda de dados.

Gabarito: C

Comentário: A dúvida aí poderia ser com o termo "modo de suspensão", mas está correto e podemos ver na página da própria Microsoft: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/how-shut-down-turn-off-pc

"Suspensão
Usa bem pouca energia, o computador é inicializado mais rapidamente e você volta de imediato ao ponto em que estava. Você não precisa se preocupar se vai perder seu trabalho por causa do esgotamento da bateria, pois o Windows salva automaticamente todo o trabalho e desliga o computador se a bateria está com muito pouca carga. Use o modo de suspensão quando não for usar o computador por algum tempo; por exemplo, ao sair para tomar um café."

22 Para se editar um documento em formato PDF no Word 2013, é necessário que o documento seja composto exclusivamente de texto.

Gabarito: E

Comentário: Um dos novos recursos do Office 2013 é a possibilidade de abrir um arquivo PDF. O que acontece na verdade é a conversão do arquivo que pode acabar apresentando algum problema de formatação como podemos ver na explicação do próprio site da Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/editar-conteudo-em-pdf-no-word-HA102903948.aspx. No vídeo explicativo um arquivo com texto, tabelas e imagens foi aberto no Word o que torna a questão errada. 

Julgue os itens que se seguem, que dizem respeito ao armazenamento de dados em nuvem e a pragas virtuais.

23 Rootkit é um tipo de praga virtual de difícil detecção, visto que é ativado antes que o sistema operacional tenha sido completamente inicializado.

Gabarito: C

Comentário: Aqui encontramos um possível problema, já que o rootkit não necessariamente é aivado antes do sistema operacional ser completamente inicializado. De acordo com a cartilha de segurança da informação http://cartilha.cert.br/malware/ no item 4.7 define rootkit como:

"Rootkit3 é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido."

E nada foi dito sobre a inicialização do sistema, mas no site da Eset http://www.eset.com.br/threat-center/amenazas/Rootkit/2584, uma empresa de soluções de software de segurança, encontramos a seguinte definição:

"Existem outros tipos de rootkit, que possuem o mesmo fim: ocultar atividades no sistema. Os BootRootkits atacam o setor de inicialização e modificam a seqüência de inicialização para se carregar na memória antes de carregar o sistema operacional original. Outros rootkits atacam diretamente, ao invés do sistema operacional, os aplicativos, utilizando patches ou injeção de código e modificando seu comportamento habitual."

Mas no site http://www.superdownloads.com.br/materias/tecnologia-gmer-avast-atinge-pontuacao-maxima-testes-deteccao-rootkits.htmlencontramos exatamente a informação apresentada na questão. No site temos a afirmação:

"Os rootkits são ativados antes que o sistema operacional do computador esteja totalmente iniciado, renomeando arquivos de sistema, o que torna difícil sua remoção. Eles são normalmente utilizados para instalar arquivos ocultos, que servem para interceptar e redirecionar dados privados para o computador de quem criou o malware."

Acho que podemos forçar um recurso direcionando para o que foi dito no site da Eset: "Outros rootkits atacam diretamente, ao invés do sistema operacional, os aplicativos, utilizando patches ou injeção de código e modificando seu comportamento habitual". Esses rootkits são chamados de User-Mode Rootkits e a questão define os Persistent Rootkits.

E chegamos a triste conclusão que sem uma indicação de referência bibliográfica fica muito complicado estudar para as provas já que encontramos a mesma informação com abordagens diferentes e com diferentes níveis de detalhes técnicos. 

24 No SkyDrive, arquivos criados no pacote Microsoft Office podem ser diretamente manipulados em qualquer plataforma, sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais

Gabarito: E

Comentário: O Skydrive é um serviço de armazenamento em nuvem e permite que qualquer tipo de arquivo seja armazenado, mas para manipular um arquivo é necessário ter o programa que reconheça o formato do arquivo e permita sua alteração, logo a questão está realmente errada.

    Um comentário:

    1. questao 21 - Pode ter perda de dados pois no modo suspenso caso acabe a luz e vc tenha um documento aberto e não salvo fora do pacote office, ou um produto microsoft e acabar a luz os documentos serão perdidos
      Questão 24 - no skydrive vc pode fazer upload de arquivos, cria-los e até mesmo edita-los ONLINE, não existe a necessidade de um aplicativo instalado no computador, tablet ou celular para editar o mesmo. isso pode ser feito diretamente no browser.

      Acredito que estas duas questões o gabarito delas estejam erradas...

      Att,
      Flávio

      ResponderExcluir